AMAZÔNIA REDUZIDA


IT WAS AMAZON/ERA UMA VEZ AMAZÔNIA – ARTE COM PRIORIDADE

A exposição itinerante sobre a Amazônia atual e seu idealizador, o artista Jaider Esbell, indígena do povo Makuxi-RR, voltam a circulação. Com início em julho de 2016 pelo Maranhão mostra e performance devem alcançar todos os estados brasileiros nos próximos anos. Artes e artista voltam a circular pelo nordeste este mês de setembro quando completam 13 estados atendidos. No dia 11/09 às 16h será a abertura da exposição no centro cultural João Gilberto, na cidade de Juazeiro, estado da Bahia. A ação é uma parceria do artista com a Universidade Federal do Vale do São Francisco e tem o professor Edson Macallini do curso de artes visuais como produtor local voluntário. O artista permanece na região por todo o mês de setembro e as atividades envolvem visitas a comunidades tradicionais como aldeias indígenas, quilombos e zonas rurais mais remotas. A proposta é clara e objetiva; levar as realidades amazônicas para todos os cantos do país como uma ação artística prática, contextual e independente. Para o artista, é dever de todos cuidar da maior floresta tropical do mundo como um bem coletivo maior, portanto, um lugar de vida estratégica para toda a humanidade.

ATIVISMO

A vida, para o artista makuxi só tem um objetivo; alertar com evidências que todos estamos errados quanto ao futuro que criamos ou aceitamos. Destruir o equilíbrio natural nessa região estratégica é uma espécie de suicídio coletivo consciente. Tema de várias vidas de artistas e ativistas no passado recente e no presente, a destruição da grande floresta continua em ritmo ainda mais acelerado. A resistência precisa ganhar mais força especialmente neste presente onde é vidente o propósito maior de varrer a superfície da terra e tudo o que nela há para extração mineral em processos grotescos e irreversíveis com o aval da União.

EM TODOS OS MEIOS

Pelo reconhecimento ao trabalho de arte com ativismo que tem desenvolvido, o artista Jaider Esbell será um dos homenageados no dia 02/09 em Petrolina-PE. A ocasião é a abertura do festival de Cinema no Interior, uma ação coordenada por Marcos Carvalho e em parceria com o SESC-PE. O artista fará socialização vivencial e mostrará algumas práticas da cultura Makuxi. Marcos Carvalho é o coordenador do projeto Cinema no Interior, que existe há mais de 10 anos. A ação percorreu todos os estados do nordeste, alguns do Norte, Sul e Sudeste com um programa de oficinas formativas para o estímulo à produção cinematográfica de comunidades. A culminância desta mostra 2017 ocorrerá do auditório do Sesc Petrolina-PE no dia 02/09, às 15h. No ato, pessoas da cidade e caravanas com realizadores de várias cidades e comunidades envolvidas no projeto estarão reunidos.

PRÓXIMOS PASSOS

Em outubro o artista Jaider Esbell retorna ao estado de Roraima e realiza junto com a comunidade Makuxi da aldeia Raposa 1 na Terra Indígena Raposa-Serra do Sol a performance The Giant Step (A pegada gigante), uma parceria com Viliam Mauritz, artista suíço idealizador da obra que tem alcance global. A atividade coletiva acontece nos dias 6, 7 e 8 de outubro. No dia 12 de outubro o artista Jaider Esbell segue viagem para Estados Unidos e Europa para continuar produção de longa metragem para o cinema junto com líderes da Amazônia como Davi Kopenawa Yanomami entre outros pensadores indígenas. O filme é uma produção do Diretor Daniel Schweiser e tem estreia prevista para 2018.