KO’KO POKON EREMU – O CANTO DAS AVÓS


Por Favor compartilhar!
A Vovó Bernaldina como é conhecida a mestra da cultura Makuxi Bernaldina José Pedro (Meriná) tem um convite especial para todos nós. No Sábado dia 19 de janeiro a partir das 17h ela estará estrelando um encontro especial com muita cultural indígena Makuxi. Bernaldina convida para uma grande roda de parixara na cidade de Boa Vista-RR onde oferece ainda Damurida e Pajuaru em um espaço repleto de arte e artesanato indígena de diversos povos da região.
O encontro é aberto para todas as idades e tem como um dos principais objetivos a disseminação em outros ambientes das práticas culturais tradicionais que são usadas no conjunto espiritual da luta política do movimento indígena de base. Com mais de 70 anos de idade e morando na Comunidade Maturuca _TI Raposa Serra do Sol Bernaldina tem sido uma das anciãs mais ativas e sua voz perpassa fronteiras.
A mestra tem na juventude indígena uma esperança grandiosa para a continuidade das práticas sagradas para além dos tempos mundanos. Cantando Parixara, dançando e compartilhando significados traduzíveis a mestra abre em um evento único sua visão de mulher liderança no seu modo de saber. A entrada é franca e a vovó pede que se puder o convidado deixe uma valor simbólico em dinheiro (20 R$) para a mesma fazer reparos na estrutura de sua casa na comunidade antes das chuvas de inverno.
Pré-lançamento
Na ocasião será feito o pré-lançamento da obra Meriná eremu.
Trata-se de um livro que registra os cantos de autoria coletiva e de Bernardina José Pedro. Interprete e cantora da comunidade indígena Maturuca, Bernaldina nos engrandece com esse tesouro.
Além dos cantos em língua indígena predominantemente macuxi, traz traduções e ilustrações do artista Jaider Esbell.
Será lançado pelas editoras Patuá, São Paulo, e Wei, Boa Vista, financiado pelo CNPq. O produto é parte das pesquisa do Prof. Dr. Devair Fiorotti.
Gratidão.
Foto: Michelle Amaral
Fone de contato: 95 99959 2025
Local: Galeria Jaider Esbell. End. Rua Anália Soares de freitas 1633 – Paraviana.
Gratidão.
Foto: Michelle Amaral