MORÎPENAN – ESTAMOS SÓ VIVENDO MESMO!


VISITE A GALERIA JAIDER ESBELL NESTA SEXTA, 23/12 DE 8:30 – 23H

Após 6 meses em itinerância pelo Brasil, falando de nossa cultura, estou de volta a Boa Vista e preparamos uma recepção colaborativa para socialização e vivências. A Galeria Jaider Esbell e parceiros recebem durante 15 horas amigos, artistas, artesãos, apoiadores, clientes, familiares, parentes indígenas, turistas e toda a sociedade roraimense. Iniciamos com café da manhã, a partir das 08h30, e estenderemos nossas atividades ao longo do dia até a noite para que todos tenham a chance de fazer uma visita especial nesse finalzinho de ano.
A Galeria é um espaço coletivo em construção e reúne diversos produtos e serviços culturais. Obras de arte de artistas indígenas renomados e novos talentos podem ser contempladas e adquiridas no local. Temos acervo de livros temáticos, catálogos de nossas exposições e publicações acadêmicas.
A programação será montada de forma a socializarmos parte de nossas culturas indígenas em ambiente urbano em interação direta com a grande cultura. Convidamos todos para conhecer e fazer parte desse dia memorável à identidade do nosso povo. Teremos a presença de mestres e mestras das culturas indígenas, artistas, artesãos, estudantes e pesquisadores das mais variadas áreas.
Convidamos os veículos de comunicação e representantes de órgãos públicos para conhecer nossa riqueza e diversidade cultural. Abaixo listamos algumas atividades que realizaremos juntos e destacamos que a proposta é viver um dia com muita arte, cultura, respeito, diálogos, trocas, compras/vendas, enfim, vivermos na prática a transculturalidade.

Obs.: em nossas atividades sempre prezamos pela espontaneidade e colaboração, dessa forma, convidamos todos a participar levando alimentos, bebidas ou deixando uma colaboração simbólica em dinheiro para ajudar nas despesas e colaborar com a manutenção de nosso espaço. Pedimos que, se possível, cada visitante leve seu kit com prato, colhe e copo para evitarmos plástico no meio ambiente.

Atividades e dinâmicas
– Grafitagem
– Práticas de oralidade (vivências múltiplas)
– Atividades com música, pintura corporal, desenho e pintura livre (o interessado deve levar material próprio)
– Mostra de livros, trocas de referências de filmes, artigos e eventos
– Preparo e degustação de damuridas
– Feira livre de artesanato e produtos das culturas indígenas
– Sorteio de livros e obras de arte
– Dança coletiva do parixara, tukui, mixidin e arereuia.
– Venda de Panela de Barro da Lídia Raposo, Yolanda Fidelis com produção das mulheres Makuxi da comunidade Raposa.
Wanda Makuxi, Lenice Raposo, Grupo Kapoi são algumas presenças confirmadas.

Agradecemos aos amigos parceiros Luiz Brito, Nirval Queiroz, Calixto Molduras, AFOTORR, PROMOVE, CEJURR, Shirley Rodrigues, Síria Mota e Dilson Ingarikó (SEI), canais de mídia e amigos das redes sociais pela divulgação.

Dica: às 20h, teremos momentos para socialização das nossas melhores práticas. Na ocasião, faremos pequenos diálogos sobre direitos e política, economias e inclusão, protagonismos e compromisso, educação e dignidade, desafios e oportunidades.
Agradecemos a todos e se puder confirme participação com antecedência para melhor atender.