INDÍGENA- ARTISTA – MESTRE


Emerson Rodrigues 45 anos é Amazoner Arawak um artista indígena do povo Wapixana, do estado de Roraima.

Esta temporada a Galeria Jaider Esbell de Arte Indígena Contemporânea convida para uma imersão cultural com o artista que também é mestre em antropologia social pela UFPE.
Amazoner, que já se chamou Okaba, o equivalente a Kanaimé na cultura Yanomami, assina agora suas obras com o nome de seu povo. Um dos artistas mais aleivosos e rebeldes, como bem descrevem os exploradores sobre nós está disposto a partilhar com seus pares e sociedade sua experiência ao longo de vários anos atuando como professor, antropólogo e artista.
Os Wapixana são do tronco linguístico Arawak e habitam territórios entre Brasil e Guiana, hoje resistem em torno de 13 mil pessoas, no Brasil. Durante esse passeio por sua própria memória criativa Amazoner Arawak também prepara o material para a exposição de seus 25 anos de trabalho com arte, que deve apresentar em breve.
A galeria e o artista convidam interessados em fazer leituras críticas sobre a nossa história com base em fontes e relatos que apontam para outras narrativas além da parca história oficial sobre nossas relações nesse espaço e nesse tempo.
As atividades abrangem interação livre durante atividades da Galeria Aberta. Quem desejar aprofundar seus conhecimentos sobre a nossa história e geopolítica o mestre antropólogo prepara então material específico para ser partilhado em turmas. Para as atividades focadas (minicursos) um valor em dinheiro precisa ser investido. O artista também está disposto a montar turmas de cursos básicos de desenho e pintura.

SOCIALIZAR SABER

Amazoner Arawak é o artista que recebe e faz a introdução de agentes interativos da Passo a passo Makunaima.

A partir de 01 de julho a Galeria recebe Paula Berbert, Camila Valones e Célia Barros, de São Paulo. As três profissionais atuam em áreas distintas da cadeia da arte e estarão em residência para socialização e estudo de campo até 23 de agosto.
Passo a passo Makunaima é uma provocação aberta no sentido de gerar ação e reflexão sobre as poéticas em Makunaima a partir de São Paulo e Roraima para o Brasil e o mundo.
A partir de sua autopoética o artista Jaider Esbell propôs em São Paulo, em 2018 ações de construção com este eixo. Uma imersão nas atividades, rotinas e acervos da galeria são parte das atividades bem como uma interação com comunidades indígenas e mesmo uma ida ao topo do Monte Roraima, a morada de Makunaima.
A passo a passo Makunaima pretende vir a se tornar uma residência para juntar diferentes fazeres e saberes artísticos com bases em interações inter étnicas.
Aproveite esse oportunidade para conhecer o trabalho de arte que mais cresce no mundo, a arte indígena contemporânea.
A Galeria Jaider Esbell é hoje a única galeria de arte que revela o protagonismo do artista indígena em toda a sua estrutura.
A galeria está sempre disponível para visitas por agendamento no telefone 95 999592025 e o endereço é:
Av. Anália Soares de Freitas 1633. Paraviana. Boa VIsta-RR.